Primeiro Surto – Turismo no Brasil.

           Vou começar este projeto novo, em paralelo ao Blogzedie, blog no qual desenvolvo em parceria com meu amigo @ferosell Escolhi este nome Surtos & Devaneios, porque este espaço será usado para os meus desabafos e viagens na maionese.

           Neste primeiro texto vou falar sobre algo que estudei durante 4 anos, o Turismo. A tempos estou ensaiando falar sobre este tema, porque é muito amplo e dará para escrever um livro sobre o assunto, mas o que quero mostrar é que e o turismo há 10 anos está “empacado”.  A média de turistas estrangeiros que visitam o pais beira os 5 milhões, segunda matéria pública na revista Viagem e Turismo número muito inferior se comparado como o  México, por exemplo, que recebeu no último ano 21 milhões de turistas aproximadamente.
           Por anos o país adotou uma política de vender apenas carnaval e praia, imagem que ainda perdura lá fora, agora para mudar este panorama terá que ser feito um trabalho redobrado, que acredito não acontecerá até as Olimpiadas daqui a 6 anos.
           Grande parte desta resposabilidade, é do governo e dos orgãos responsáveis, mas também do setor turístico, afinal de contas deu o aval para a venda da imagem. Pelo que tenho acompanhado desde que ingressei no mercado, pude notar que falta um certo profissionalismo. O “jeitinho brasileiro” se faz presente na maioria das situações. O famoso Q.I também é outro ponto muito notado, quero deixar claro que não sou contra a indicação, bons profissionais devem ser indicados sim, mas no turismo nem sempre Q.I é sinal de bom profissional.
           As mídias que cobrem o trade, revistas, jornais e agora portais de internet, ao invés de investigar e apontar certas falhas, serve apenas para exaltar os resultados e encobrir deslizes, fazendo um certo jornalismo “chapa-branca”.
           Vejo grande potencial no turismo, por isso me graduei e dedico meus esforços, pois sei que em um país com dimensões continentais como o nosso, podemos sim fazer diferente, e colocar o Brasil em um patamar jamais alcançado. Basta querer, e buscar, coisa que ainda não vejo em um futuro próximo, mas quem sabe em um distante.

Anúncios

Sobre thiagoboituva

Feito de frases de efeito, clichês e pieguisses em geral.

Publicado em 12 de abril de 2010, em Sem categoria e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: